Partindo da Base

Este blog foi criado no âmbito da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Jornalismo On line, uma cadeira ministrada no segundo semestre do II ano, na Universidade Eduardo Mondlane. Este blog faz alusão a assuntos políticos, económicos, sociais pessoais do único membro do presente blog e entre outros assuntos. Vale dizer, é generalista. Os conteúdos nele contidos são da inteira responsabilidade do seu autor.

A minha foto
Nome:
Localização: Maputo, Polana, Mozambique

Sou um jovem estudante de Jornalismo na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. Sou uma pessoa com muita vontade de aprender, de conhecer cada vez mais pessoas novas, lugares novos... Detesto por natureza todas mulheres viciadas, vale dizer, que abusam o sexo, as bebidas alcoólicas e o fumo. Pior ainda, aquelas que até consomem drogas. Adoro tanto assistir "clipes" de música rap.

quinta-feira, julho 06, 2006

Durante a Quadra festiva

EDM minimiza cortes no fornecimento de energia
Maputo- Durante a Quadra Festiva, a EDM compromete-se em minimizar os problemas de corte de energia. Para o efeito, visitou alguns bairros periféricos da Cidade de Maputo para avaliar as medidas tomadas e perspectivar o fornecimento da energia electrica. A visita da EDM, escalou os bairros Policial, Magoanine "B", Mahotas, Guava e o 25 de Junho, para avaliar o fornecimento de energia a partir dos recém instalados Postos de Transformação de energia eléctrica (PT's) e perspectivar o fornecimento de energia eléctrica aos bairros de Guava e Magoanine "B". Quase todos os bairros visitados tem novos PT's instalados na sequência das reclamações pela parte dos consumidores, devido a cortes frequentes de fornecimento de energia electrica. Dados em poder do A TribunaFax, apontam que existem projectos em curso, orçados em 10 milhões de contos, com vista a reconfiguração da rede e a montagem de novos PT's com cabos subterrâneos. No mesmo âmbito, está em curso nos bairros Mahotas e Laulane, a substituição da estacão antiga por linhas subterrânea a partir da subestação número 09 . No bairro 25 de Junho foi colocada uma nova linha, que segundo José Neves, "evitará a sobrecarregação da rede nos bairros de Inhagoia e 25 de Junho e vai resolver o problema de corte nop fornecimento de energia em determinada linha que influencia as restantes," Esta nos planos da EDM que durante a quadra festiva, a Área Comercial apoiará as equipas dispostas e a piquete para responder às avarias que possam ocorrer. Aliás, a instituição responsável pelo fornecimento de energia electricas, frisa ainda que desde a montagem de novos PT's, equipados com cabos subterrâneos, “em termos estatísticos ainda não recebemos nenhuma reclamação". No Centro e Norte do País, também foram criadas condições para que se passe as festas que se avizinham com um fornecimento regular de energia. "Na zona Norte, foram disponibilizadas 60 mil litros de combustível que serão utilizados nos hospitais, nas águas e noutras instituições de serviços muito fundamentais," disse Miguel Dias. Falando especificamente da cidade de Maputo, a EDM afirma haver uma necessidade de se electrificar perto de 100 mil casas, número que poderá subir devido ao crescimento da propria urbe que se regista dia-pós-dia". O bairro de Magoanine "B" tem um posto de venda da recarga pré paga gerido pela comunidade local e, segundo Sando, ''a medida ajuda a própria população na solução dos problemas com maior urgência e reduz a distancia que poderia ser percorrida à procura de uma loja para a compra de energia'', contou, para mais adiante acrescentar que "existe um posto igual a este no bairro de Jardim, mas que ainda não começou a funcionar e prevê-se que venha a se instalar mais um em Guava." A EDM conta actualmente com cerca de 100 mil clientes, dos quais 55% utilizam o sistema pré pago. "Em média 10% dos clientes registados fazem fraude no sistema", declarou o director da Área Comercial da Cidade de Maputo, Tomás Roque Sando.