Partindo da Base

Este blog foi criado no âmbito da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Jornalismo On line, uma cadeira ministrada no segundo semestre do II ano, na Universidade Eduardo Mondlane. Este blog faz alusão a assuntos políticos, económicos, sociais pessoais do único membro do presente blog e entre outros assuntos. Vale dizer, é generalista. Os conteúdos nele contidos são da inteira responsabilidade do seu autor.

A minha foto
Nome:
Localização: Maputo, Polana, Mozambique

Sou um jovem estudante de Jornalismo na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. Sou uma pessoa com muita vontade de aprender, de conhecer cada vez mais pessoas novas, lugares novos... Detesto por natureza todas mulheres viciadas, vale dizer, que abusam o sexo, as bebidas alcoólicas e o fumo. Pior ainda, aquelas que até consomem drogas. Adoro tanto assistir "clipes" de música rap.

sexta-feira, agosto 04, 2006

Trabalhadores culpam INSS

Ex-trabalhadores da Bassopa Lda. consideram que o Instituto Nacional de Segurança Social, INSS, é, em parte, responsável pela "desgraça" e defraudação perpetrada pelos proprietários da Bassopa, supostamente falida, por Henderikus Son e Alkis Jorge Macrópulos. "De acordo com a Lei Nº 5/89 de Setembro, no seu artigo 25, ponto 2, refere que os auditores do INSS…têm de entrar nos locais de trabalho, de controlar os efectivos de pessoal e de examinar toda a documentação e escrituração respeitantes ao sistema de segurança social", disseram. Os interlocutores afirmam que "os auditores do INSS têm a obrigação de garantir que os empregadores entreguem mensalmente uma folha de remuneração, da qual conste, para cada um dos trabalhadores ao seu serviço, o valor do salário e adicionais sobre os quais incidam contribuições para a segurança social ", citam o artigo 199 da Lei do trabalho. "A Lei prevê o pagamento de mora pela parte dos empregadores que não cumprem com as obrigações no atinente à regularização do pagamento de seguros para seus trabalhadores, incluindo a canalização das colectas ao INSS", refere Bambo, ex-trabalhador da Bassopa, ajuntando que "em Moçambique as empresas de segurança privadas são, inequivocamente, um exemplo paradigmático de exploração dos trabalhadores, por isso, é tempo para o governo agir". Não foi possível falar nem com Son nem com Macrópulos, porque o primeiro anda ausente do seu local de trabalho, enquanto o segundo saiu em missão de serviço, segundo informou Franki, seu colega de trabalho. Refira-se que o INSS foi criado pela Lei 5/89 de 18 de Setembro, visando garantir a subsistência material dos trabalhadores em caso de doença, acidente, maternidade, invalidez, velhice, bem como a sobrevivência de seus familiares.